Carregando...
Compartilhar

Cientista de Renome Mundial

Cientista de Renome Mundial 

O Brasil vestiu-se de luto na noite de domingo (02) pelo incêndio que atingiu o Museu Nacional na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Rio de Janeiro.Incalculável e irreparável o descaso com a maior e mais antiga instituição científica do Brasil que figurou como um dos maiores museus de história natural e de antropologia das Américas.

Infelizmente, para muitos “carmelitanos”, foi impossível não se lembrar do pesquisador carmelitano que nasceuem 11 de julho 1914na Fazenda São José,distritode CRClaro,  que hoje é a cidade de Conceição da  Aparecida.

José Cândido de M. Carvalho, que se dedicou de corpo e alma à área de zoologia, publicou, ao todo, mais de 400 trabalhos.Foi pioneiro na descrição de 1.319 espécies e 267 gêneros de animais, tornando-se autoridade mundial na área de insetos. Essa atuação permitiu-lhe receber uma quantidade significativa de prêmios e homenagens nacionais e internacionais.

O zoólogo mineiro faleceu aos 80 anos.

História carbonizadaI

Em emocionante declaração, a filha do pesquisador Iara F. de Mello Carvalho comenta:

“Estou muito triste, até chorei. Em duas horas 200 anos ou mais viraram cinzas. A luta por verbas é GRANDE desde os tempos de papai. O Museu pertence a UFRJ e sei que desviaram muitas verbas que deveriam ir paralá. Lembro-me dos passarinhos e da casinha de João de Barro do Carmo lá na exposição.

Abs.é preciso lembrar-se de Charles Darwin de que a vida muda e é preciso se adaptar às mudanças”.

A famlia do renomado cientista.
A família do renomado cientista.

Historia Carboniza II

Como bem lembrou o jornalista carmelitano José dos Reis Lima, que reside no Rio de Janeiro:“Ademais, o Museu Nacional foi administrado pelo carmelitano José Cândido de Melo Carvalho por longo período (1955/1961). Existem objetos do Carmo lá”.

O médico e diretor doMuseu Carlota Pereira da Silva Edgar Pereira da Silvatambém se pronunciou:

“Cientista, um dos melhores diretores que o Museu já teve. Foram vários mandatos, um período muito bom para a instituição pesquisadora da biologia brasileira, tem seu nome na galeria de maiores cientistas da sua área na galeria nacional da Inglaterra, em Londres. Pesquisou mais de 10 milinsetos e um totalmente desconhecido, da região amazônica, recebeu o seu nome R. Carvalho.

 

Arquivo pessoal

As fotos das fotos do cientistaforamregistradas pelogeólogo Cesar Marinho Costa em sua última visitaao Museu Nacional (20/01/2016), no feriado de São Sebastião, na exposição em Homenagem ao Naturalista José Cândido Carvalho.

Mostra da paixo do naturalista Jos Candido de Carvalho.
Mostra da paixão do naturalista José Candido de Carvalho.

FOTÓGRAFO INDIGENISTA NAS ALTURAS

Já está, literalmente, no ar a exposição “Ameríndios do Brasil”, do fotógrafo e indigenista Renato Soares. São 120 imagens de algumas das 300 etnias indígenas do país, que vão circular em mais de 20 mil voos por mês, pelos próximos 6 meses, em todos os trajetos da GOL Linhas Aéreas pelo Brasil e exterior.

A iniciativa - GOL Mostra Brasil - é inovadora e possibilita um ambiente, dentro dos aviões, em que milhares de passageiros possam conhecer um pouco mais do Brasil durante suas viagens.

É possível visualisar as imagens pelo canal exclusivo na internet: www.golmostrabrasil.com.br, que funciona como galeria virtual, e acompanhar onde está cada foto, em tempo real, enquanto a aeronave está em voo.

Renato conferindo a exposio.
Renato conferindo sua exposição.

 

Babesiose

Celiane Cardoso Carvalho, bióloga e mestre em Biologia Celular e Molecular, começou a trabalhar ontem, 04 de setembro, como Assistente de Pesquisa no New York Blood Center. O Blood Center fica em Manhattan, engloba e atende cinco estados dos EUA: New York, New Jersey, Pennsylvania, Connecticut e Maryland.

Sua pesquisa será basicamente entender e gerar conhecimento sobrequando o parasitaBabesiadivergens infecta o hospedeiro (células vermelhas humanas). A Babesiose é uma doença transmitida pelo carrapato e tem uma incidência muito alta nos EUA.

 

FestiQueijo       

O Festival do Queijo Canastra & Convidados em Passos reunirá vários produtores do Sudoeste de Minas Gerais em evento inovador na região, nos dias 7, 8 e 9 de setembro, no espaço do Mercadão Municipal. O Festival acontecerá diariamente das 10h à meia-noite, com entrada gratuita. O Senar Minas é parceiro e levará para o seu estande ex-alunos e produtos como queijos, em diversas variações, e doces. Dadoce “Calmo Carmo” estará no estande a Valéria Soares e os finos produtos da Fazenda Água Limpa. Boa oportunidade para as atividades do feriadão.

 

CARMO CONTÁBIL

Com vários anos de experiência em escritórios de contabilidade, mais recente pela V&R Monteiro, Marco Antônio e Luiz Freire, se associaram para criar o escritório CARMO CONTÁBIL, cujo nome e logomarca homenageiam a cidade de Carmo do Rio Claro.

O objetivo é oferecer um serviço contábil de qualidade em todas as áreas, com uma postura ética, dinâmica e com um atendimento personalizado, garantindo assim, além da satisfação, que as soluções desejadas pelos seus clientes sejam atendidas com rapidez e confiança. O escritório fica Rua Br. Bias Fortes,221.

CONTATO

© COPYRIGHT 2018 - NANA DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.