Carregando...
Compartilhar

Companhias de Reis e do Menino Jesus são declaradas patrimônio cultural imaterial carmelitano I

Companhias de Reis e do Menino Jesus são declaradas patrimônio cultural imaterial carmelitano I

No dia 12 de janeiro de 2020, as Companhias de Reis e do Menino Jesus de Carmo do Rio Claro foram registradas pelo município como patrimônio cultural imaterial.

Elas estão presentes na paisagem religiosa de Carmo do Rio Claro desde 1929 e destacam-se como parte do expressivo legado cultural de religiosidade popular. Reúnem em torno de si diversas práticas culturais, como saberes, formas de expressão e ritos.

Companhia do Menino Jesus.  (crdito Fabio Martins)
Companhia do Menino Jesus. (crédito Fabio Martins)

Companhias de Reis e do Menino Jesus são declaradas patrimônio cultural imaterial carmelitano II

O carmelitano Fabio Martins atua em Ponta Grossa como professor da Secretaria Estadual de Educação do Paraná e pesquisa sobre as companhias desde 2003. O tema fez parte de sua pesquisa de mestrado, desenvolvida através da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR, com o apoio do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Carmelitano.

Segundo Fabio, registrar as Companhias é um importante instrumento legal de preservação na medida em que justifica o desenvolvimento de projetos e avaliza a execução de políticas públicas voltadas à proteção, salvaguarda e continuidade dessas manifestações para as futuras gerações.

O registro propõe uma série de ações para que o poder executivo desenvolva uma sequência de projetos, como propor oficinas no contraturno para crianças interessadas, além de oferecer recursos, roupas, instrumentos ou transporte.

Ainda este ano, Fabio lançará um livro sobre as companhias.

Cia. de Reis Estrela Guia. (crdito Fabio Martins)
Cia. de Reis Estrela Guia. (crédito Fabio Martins)

Colação de Grau

Marina Peres Lemos Bueno reuniu os Los Buenos, a família Lemos e amigos, para comemorar a sua graduação em Engenharia Química pela Unifal, em Poços de Caldas, no último final de semana.

A festança começou no dia 09 com a colação de grau e seguiu com Missa de Ação de Graças, jantar e baile. A família e os amigos estão orgulhosos pela conquista. Os pais, Yamara e Denio, que o digam!

Marina com os pais.
Marina com os pais.

Pimenta Mania, mania de ser feliz!

No domingo (12), a equipe Pimenta Mania, junto com chefe Marcelo Pimenta, reuniu-se para celebrar a chegada de 2020.

Aproveitando a deixa para avisar que, na Pimenta Mania, os fregueses que sabem o que quer estão montando seu “Combo”, simples assim:

 

Festival na Canastra

Nábia Villela é presença confirmadíssima no palco do segundo Canastra M Festival, edição NOSSO ENCONTRO, que promete contagiar com muita música!

O evento será no próximo sábado (18), em São João Batista do Glória/MG, a partir 16h e vai rolar de tudo um pouco. Assim, não existe uma forma de desvincular o artesanato, o turismo e a gastronomia. 

Na sexta, dia 17, acontece o esquenta “welcome to the jungle”, no Espaço Glória, a partir das 21h.

Confira toda programação por aqui: https://www.facebook.com/events/827459171050353/

Mudanças

O casarão da Rua Dr. Monte Raso, do proprietário Wellington Freire Pereira, logo abrigará em seus espaços várias lojas. Além disso, um dos espaços já está confirmado para a Associação dos Artesãos.

Por falar em mudanças, a Dzarm CRC mudará para onde era a videolocadora do Lairton, ficando pertinho da Hering Mania. 

Vitória e celebrações

O piloto Ian Silva começa o ano com o pé direito. O jovem venceu a etapa final de Enduro de Regularidade e consagrou–se bicampeão sul-mineiro.

Ian virou o ano deixando um meloso post para sua noiva, Bruna Oliveira: “Mais um ano ao seu lado, amor. Como foi um ano surpreendente para nós, grandes conquistas nas nossas vidas e que nesse 2020 nosso ano seja melhor ainda. Obrigado por tudo, te amo”.

Foto do casal 20.
Foto do casal 20.

CONTATO

© COPYRIGHT 2020 - NANA DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.